sábado, 3 de maio de 2008

Manual de Redação do Gabês

Quem já teve o prazer e o privilégio de conversar com Gabriel Leite de Moraes, vulgo Gaba, no MSN com certeza notou que a gramática, ortografia e pontuação de nosso querido amigo da pacata cidade de Orlândia são peculiares, para não dizer únicas. Desta forma elaboramos (Bulhões e eu) um Manual de Redação do Gabês, para facilitar a comunicação e, por que não, difundir esse estilo tão peculiar, que certamente será valorizado como o de outros autores, como José Saramago, por exemplo.

Mas deixemos de lenga lenga e vamos logo para o que interessa: o Manual de Redação do Gabês.

1. No Gabês, P e B OBRIGATORIAMENTE vêm antes do M.

Como Gaba tem muitas idéias ao mesmo tempo mas não tem muito tempo para expressá-las, ele acaba escrevendo até as letras em outra ordem. Ao digitar a palavra bomba, por exemplo, Gaba invariavelmente escreverá bobma. Cambalhota vira cabmalhota e tempo vira tepmo. E assim por diante.











2. No Gabês, os acentos, quando existentes, SEMPRE vêm ANTES ou DEPOIS.

Não basta ter as letras: esses teclados ainda querem ter teclas exclusivas para acento! Como já disse, na ânsia de divagar sobre a vida, Gaba se precipita nas teclas e nunca acerta um acento no lugar certo. Portanto, palavras como também acabam virando tabm´em e até mesmo a onipresente véio vira ve´io.

Observe:











3. No Gabês, vírgulas NUNCA vêm no lugar certo.

Mesmo com tantas idéias geniais, Gaba tenta se manter atento a algo tão banal quanto a gramática e incluir vírgulas em seus textos, mas elas nunca aparecem no lugar certo. O próprio mito assume seu problema com vírgulas em seu Orkut. Ou ela vem com excessivos espaços ou em lugares onde ela realmente não deveria estar. Por exemplo:










4. Artigos e palavras pequenas vêm junto com o substantivo; ocasionalmente puxam apenas uma letra

Ao dizer uma menina, por exemplo, Gaba junta ambas as palavras ou, na tentativa de ser gramaticalmente correto, diz umam enina ou a variante um amenina. Outras palavras também podem ser juntadas, mas o padrão e a regra exata são conhecidos apenas por Gaba. Observe:











5. NUNCA dizer algo do jeito mais simples

Gaba tem influência direta de Guimarães Rosa, ou seja, a simplicidade genial se torna extremamente complexa. Gaba jamais diria algo como pensando bem, acho que sou feliz. Essa idéia se enveredaria por estradas nunca dantes exploradas: as estradas da mente genial de Gaba. Observe:










6.
NUNCA usar maiúsculas

Sim, essa coisa de letra maiúscula é muito pequena e sem importância para Gaba. A única coisa em maiúsculas é seu nick; de resto, não há nada que mereça ser colocado em tais termos. Por exemplo:











7. A risada de Gaba SEMPRE segue o mesmo padrão.

Apesar de tudo, Gaba tem algo que digita com perfeição, e como não poderia ser diferente, é algo que 99,32% da população digita aleatoriamente: a risada. Quando Gaba ri virtualmente, sempre começa com um haaaaaaaaaaaaaaaaaaaa prolongado seguido de diversos hahahahahahahaha perfeitamente alinhados, sem nenhum h ou a fora de seus lugares. Observe:










8. A cada 3 virgulas, uma será substituida pela expressao aff véio devidamente grafada.

Gaba gosta de variar, e jamais repetiria três vezes a mesma pontuação. No caso da vírgula, a terceira será devidamente substituída por sua expressão protegira por copyright: aff véio (devidamente grafada). Observe:










9. Trocar uma consoante em a cada 3 palavras por outra sem qualquer proximidade no teclado.

Não se sabe o motivo, mas Gaba substitui letras por outras sem quaisquer relação ou proximidade no teclado. Talvez algo estilístico? Isso apenas Gaba pode responder, mas observe a regra abaixo:











10. Sempre começar o diálogo de maneira absolutamente imprevisível.

Oi é para mortais. Alguém do gabarito de Gaba nunca fala oi, mas agracia o interlocutor com algo que se lembre pelo resto de sua vida. Por exemplo:










Seguindo estas regras, livros como Dom Casmurro, de Machado de Assis, ficariam muito mais interessantes. Observe:
















Aproveitem e experimentem a arte de falar em gabês.





















Gaba entre os imortais na Academia Brasileira de Letras.

9 comentários:

Anônimo disse...

UAHUAHAUHAUHAUHAUAHAUHAUHUHAUAHAUUAHUAHAUHAUHAUHAUAHAUHAUHUHAUAHAUUAHUAHAUHAUHAUHAUAHAUHAUHUHAUAHAUUAHUAHAUHAUHAUHAUAHAUHAUHUHAUAHAUUAHUAHAUHAUHAUHAUAHAUHAUHUHAUAHAUUAHUAHAUHAUHAUHAUAHAUHAUHUHAUAHAUUAHUAHAUHAUHAUHAUAHAUHAUHUHAUAHAUUAHUAHAUHAUHAUHAUAHAUHAUHUHAUAHAUUAHUAHAUHAUHAUHAUAHAUHAUHUHAUAHAUUAHUAHAUHAUHAUHAUAHAUHAUHUHAUAHAUUAHUAHAUHAUHAUHAUAHAUHAUHUHAUAHAUUAHUAHAUHAUHAUHAUAHAUHAUHUHAUAHAUUAHUAHAUHAUHAUHAUAHAUHAUHUHAUAHAUUAHUAHAUHAUHAUHAUAHAUHAUHUHAUAHAUUAHUAHAUHAUHAUHAUAHAUHAUHUHAUAHAUUAHUAHAUHAUHAUHAUAHAUHAUHUHAUAHAUUAHUAHAUHAUHAUHAUAHAUHAUHUHAUAHAUUAHUAHAUHAUHAUHAUAHAUHAUHUHAUAHAUUAHUAHAUHAUHAUHAUAHAUHAUHUHAUAHAUUAHUAHAUHAUHAUHAUAHAUHAUHUHAUAHAUUAHUAHAUHAUHAUHAUAHAUHAUHUHAUAHAUUAHUAHAUHAUHAUHAUAHAUHAUHUHAUAHAUUAHUAHAUHAUHAUHAUAHAUHAUHUHAUAHAUUAHUAHAUHAUHAUHAUAHAUHAUHUHAUAHAUUAHUAHAUHAUHAUHAUAHAUHAUHUHAUAHAUUAHUAHAUHAUHAUHAUAHAUHAUHUHAUAHAUUAHUAHAUHAUHAUHAUAHAUHAUHUHAUAHAUUAHUAHAUHAUHAUHAUAHAUHAUHUHAUAHAUUAHUAHAUHAUHAUHAUAHAUHAUHUHAUAHAUUAHUAHAUHAUHAUHAUAHAUHAUHUHAUAHAUUAHUAHAUHAUHAUHAUAHAUHAUHUHAUAHAUUAHUAHAUHAUHAUHAUAHAUHAUHUHAUAHAUUAHUAHAUHAUHAUHAUAHAUHAUHUHAUAHAUUAHUAHAUHAUHAUHAUAHAUHAUHUHAUAHAUUAHUAHAUHAUHAUHAUAHAUHAUHUHAUAHAU


mano..... qm ja falou no msn sabe q é vdd....

o Gaba é foda.... aff v´eio

Unknown disse...

AHAHAHAHHAHAHA SENSACIONALLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

Bia disse...

não entendi o post pq num tenho gabriel no msn

Priscila João disse...

hahahahahahahahhaha
entender o que o gabriel fala no msn é uma dádiva de deus..para poucos...aff v´eio

stripolias disse...

aff v´eio... fala s´erio... hahaha

Gabriel disse...

Putz, me pegaram para "Nardoni". Mas, ainda sim genial. Deixo-lhes em troca a sensciaonal e ininteligível frase de Roland Barthes, citada por ninguém menos do que o LP-louco Marlon.
"Ao pé de cada sogno dorme um monstro"

Gabriel disse...

Opa!
"signo", digo!
rsrs

J.Silva disse...

SOGNO, HAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHAHAHAHAHAHAHA

Carol disse...

Vcs nem perceberam que o "sensacional" tbm está em Gabês! Sensciaonal! hahuahuahua

E eu nunca vi o Gabriel no msn, pq eu to bloqueada... buá... :(